Diadema começa a vacinar contra covid-19 crianças a partir de seis meses nesta quinta-feira (17)

Compartilhe

Nesta etapa, vacinação será destinada a crianças com comorbidades, deficiências permanentes, indígenas e quilombolas

A partir desta quinta-feira (17/11), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema dará início à aplicação da vacina contra covid-19 para crianças com idade entre seis meses e dois anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

A vacinação foi possível em razão do recebimento de 1.380 doses do imunizante Pfizer Baby, na última sexta-feira (12/11), quando começou a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até o momento, ele é o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.

“A chegada deste imunizante é um marco importante para proteger as crianças de nossa cidade. Em razão da quantidade recebida, priorizamos aquelas com comorbidades, deficiências, alem de indígenas e quilombolas, garantindo as duas doses do esquema vacinal. Por isso, reforço o pedido para que pais e responsáveis levem suas crianças para vacinar, garantindo proteção aos pequenos”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo. Assim que o município receber mais doses, será possível ampliar o público alvo para proteger as demais crianças desta faixa etária.

O esquema vacinal é composto de duas doses (D1 e D2) com intervalo de 28 dias. Por isso é preciso ficar atento à anotação no comprovante de vacinação da criança.

Para receber a vacina em uma das 20 UBSs de Diadema, a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável acima de 18 anos, apresentar documento de identidade (com número do CPF) e caderneta de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as comorbidades que permitem a inclusão no público alvo para vacinação covid-19 são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de down, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

A aplicação da dose é por livre demanda em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Paineiras, Promissão e Serraria funcionam com horário estendido para vacinação covid-19 até às 19h. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

Até o momento, o município imuniza contra a covid-19 crianças entre 3 a 11 anos de idade e pessoas acima de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Caso o indivíduo tenha ficado imunossuprimido após a quarta dose, é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde.

Segundo dados do VaciVida atualizados até 26 de outubro, Diadema 36.636 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 86% dos residentes desta faixa etária, e destas, 30.940 possuem esquema completo de vacinação, o que representa uma cobertura vacinal com esquema completo de 72% deste grupo de idade. Já na população de três e quatro anos foram aplicadas 2.395 doses, atingindo 20% do público total da faixa etária; 287 crianças desta faixa etária já estão com esquema vacinal completo.

Assine a nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!

Explore mais

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!